Oradores | Speakers

António Vaz Carneiro, Diretor Cochrane Portugal – Onde se encontra informação de qualidade para as mulheres grávidas?  Where can pregnant women find quality information? _09.30am

O Prof. Doutor António Vaz Carneiro MD, PhD, FACP, FESC, atual diretor da Cochrane Portugal e do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, é também fellow da European Society of Cardiology (FESC), diretor do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, diretor do Instituto de Saúde Ambiental e autor de mais de 400 artigos, capítulos de livros e comunicações científicas. Consulte o seu currículo aqui.

Consulte ou descarregue a apresentação

 

 


Stuart Fischbein
, Médico ginecologista/obstetra OB/GYN, Birthing Instincts  – Consentimento informado e respeito pela autonomia individual  Informed consent and respect for individual autonomy_10.15am

Stuart J. Fischbein MD is a fellow of the American College of Obstetrics & Gynecology, published author of the book “Fearless Pregnancy, Wisdom & Reassurance from a Doctor, A Midwife and A Mom” and several papers, lecturer and advocate who now works directly with home birthing midwives. His podcast, “Dr. Stu’s Podcast” has an international following. He offers hope for women who cannot find supportive practitioners for VBAC, twin and breech deliveries. Check his CV here.

Consulte ou descarregue a apresentação

 

 

 

Sílvia Borralho, mãe –  Mesa 1 – Parto após Cesariana  Birth after caesarean_11.30am

Marketing Manager, Brand Lover, acima de tudo, mãe da Diana e do Lucas.

 

 

 

 

 


Isabel Ferreira
, Enfermeira Parteira, Mestre e Especialista em Saúde Materna e Obstétrica e sócia fundadora da Gimnográvida – Mesa 1 – Parto após Cesariana  Birth after caesarean_11.30am

Isabel Ferreira é Enfermeira Parteira, Mestre e Especialista em Saúde Materna e Obstétrica, uma área que desde cedo a motivou. É sócia fundadora da Gimnográvida – Preparação para o Parto e Maternidade, Lda e mãe de 3 filhos. Está atualmente a fazer doutoramento em Ciências de Enfermagem no ICBAS. Conheça mais sobre o percurso da Isabel aqui.

Consulte ou descarregue a apresentação

 

 

Ana Rita Cruz, mãe – Mesa 2 – Parto Pélvico  Breech birth_2.00pm

“Sou a Ana Rita Cruz e venho de Torres Vedras. Fui mami de primeira viagem, aos 38 anos, da minha bebé, Sofia Noor. Nasceu de parto pélvico vaginal, e ambas nos portámos muito bem! Está a ser uma aventura fantástica!

A minha formação académica é Antropologia, que me levou a conhecer o pai da Sofia, que é do Bangladesh.

É um prazer vir partilhar a minha história de amor.”

 

 

 

Maria Afonso, médica ginecologista/obstetra, Hospital Santa Maria – Mesa 2 – Parto Pélvico  Breech birth_2.00pm

Maria de Carvalho Afonso é médica obstetra no Hospital de Santa Maria, um dos hospitais portugueses onde o parto pélvico vaginal é cada vez mais incentivado. Durante o seu percurso teve oportunidade de trabalhar em blocos de parto em África, Ásia Central e Reino Unido.
Acredita que, num mundo cada vez mais global, compreender culturas, crenças e modos de vida faz também parte do perfil de qualquer profissional. Assim, compreender que o conceito de trabalho de parto é tão diferente consoante a latitude em que nos encontramos é também fundamental para prestar cuidados de saúde de qualidade.
[Créditos da imagem: Luís Barra]

Consulte ou descarregue a apresentação

 


Sara Canto
, mãe – Mesa 3 – Parto depois das 42 semanas  Birth after 42 weeks gestation_3.00pm

Sara Canto, 30 anos. Sara mulher, Sara companheira e Sara mãe que nasceu às 42 semanas e 4 dias de gestação.

 

 

 

 


Mariana Falcato Simões
, doula – Mesa 3 – Parto depois das 42 semanas  Birth after 42 weeks gestation_3.00pm

Com formação inicial em Engenheira Agrícola, sente que isso já não a define, e é apenas uma das peças do puzzle, como tantas outras que vai encaixando ao longo da vida. Depois de uns anos entre a agricultura e a cultura, funda a Lua de Alecrim (LuA), uma Associação Sem Fins lucrativos, criada em 2012, tendo como missão a promoção e divulgação dos Direitos Humanos, fomentando a qualidade de vida e um modo de vida feliz e consciente, especialmente voltada para os direitos da Mulher na Gravidez e Parto e os Direitos das Crianças. É mãe de uma menina e de uma menino, nascidos de partos maravilhosos, que não se cansa de contar para que os bons partos façam parte da história. É Doula e Ativista. [Créditos da imagem: Patrícia Ferreira]

 

 

Vanessa Neves, mãe – Mesa 4 – Parto de Gémeos  Twins Birth_4.30pm

“Nascida em pleno agosto de 1983. Psicóloga, casada e mãe de gémeos. Adoro viajar e rir, rir muito!”

 

 

 

 


Cristina Costa, Médica ginecologista/obstetra  OB/GYN – Mesa 4 – Parto de Gémeos  Twins Birth_4.30pm

Médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Atualmente no Centro Hospitalar Setúbal, pioneiro no Parto na Água num hospital publico em Portugal, técnica que ajudou a implementar após ser Coordenadora de Obstetrícia no Hospital Particular de Lisboa, onde se efetuaram partos na água e naturais até ao seu encerramento.
Participou na formação de enfermeiras e de médicos sobre Parto na Água.
Mãe de gémeos.
Qual a melhor forma de nascer para gémeos? Aquela que fizer a mãe mais feliz com os bebés mais saudáveis.

Consulte ou descarregue a apresentação

 


João Gomes-Pedro
, médico pediatra Paedeatrician, presidente da Fundação Brazelton/Gomes-Pedro – A Importância do Amor  The Importance of Love_5.30pm

João Gomes-Pedro é casado, tem 3 filhos e 6 netos. Foi Professor Coordenador das disciplinas de Pediatria ( FML) – 4º, 5º e 6º anos e desde 2006  Professor Catedrático Regente das disciplinas – “Medicina Clínica: Ser Pessoa, Ser Doente, Ser Médico” ( 1º Ano ),  “Introdução à Medicina da Criança e da Família “( 2º Ano) e da disciplina“ Desenvolvimento Infantil e Educação “( 3º Ano). É, desde 2010, presidente da Fundação Brazelton Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família.  É Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e Grande Oficial da Ordem de Mérito. Saiba mais sobre o percurso de João Gomes-Pedro aqui.

 


Teresa Fragoso
, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG)

Teresa Fragoso, doutoranda em Políticas Públicas pelo ISCTE-IUL, foi adjunta da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade para a área da igualdade de género e relações internacionais e é, desde agosto de 2016, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

[Créditos da imagem: Luís Barra]

 

 

 

 

 

Veja o programa aqui Take a look at the program here

Faça a sua inscrição Register 

 

Veja ou reveja todas as intervenções, no canal de YouTube da Associação. acessando a playlist em https://goo.gl/rfL1M2 e subscreva o canal para acompanhar.

 

A Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto (APDMGP) é uma plataforma de diálogo e cooperação entre profissionais de saúde, terapeutas, doulas e famílias, com base na defesa dos direitos humanos na gravidez e parto. Para conhecer melhor o trabalho da APDMGP, visite o site.

Anúncios